Holandês não ficou satisfeito com desempenho nas sessões que abriram o fim de semana; RBR ainda quer aproveitar punição de Hamilton após troca de parte do motor do heptacampeão da Mercedes
A sexta-feira do GP da Turquia não começou tão ruim para Max Verstappen, que fez o segundo melhor tempo no primeiro treino livre, mas também esteve longe de ser bom principalmente com o quinto lugar na última sessão do dia. A RBR explicou que o holandês sofreu com problemas no balanço do carro, situação que não o deixou satisfeito, principalmente tendo seu rival Lewis Hamilton na frente.
Não sei ainda como estamos. Espero que melhore; caso contrário, não parece muito bom. Tentamos algumas coisas de diferente do primeiro treino, que também não foi tão bom. Aqui (Turquia) é um pouco diferente, não temos muitos dados com esse tipo de carro, então parece que teremos uma noite longa pela frente porque hoje não foi o melhor dos dias – desabafou o holandês.
Essa é a segunda vez do holandês no Circuito de Istambul, que retornou à Fórmula 1 em 2020 por causa das mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus; em 2021, a prova substitui o GP do Japão, razão pela qual a RBR adotou uma pintura especial em homenagem à Honda, sua fornecedora de motores e que se despede da categoria na próxima temporada.
A dominância das etapas anteriores do holandês não falou mais alto nos dois primeiros treinos da etapa turca, liderados por Hamilton. No primeiro, Verstappen ficou em segundo, a 0s4 do rival; na última sessão do dia, apareceu somente em quinto lugar e teve trabalho com o carro na pista.
Tivemos alguns problemas com o equilíbrio do carro. O circuito está com mais aderência, e estamos um pouco deslocados com os ajustes do carro de Max. Vai ser uma noite movimentada com os engenheiros e em Milton Keynes, mas é apenas questão de entender o problema. Sabemos que temos um bom carro, só não atingimos isso hoje – explicou Christian Horner, chefe da RBR.
A aderência no circuito – também relatada por Hamilton e seu colega Valtteri Bottas – aumentou após o processo de hidrojateamento que a organização da etapa turca utilizou no asfalto, para evitar o problema que em 2020, junto com a chuva, fez os pilotos patinarem na pista.
O chefe da RBR vê a Mercedes em vantagem, apesar de Hamilton ter perdido dez posições no grid de largada por trocar um dos componentes de seu motor – algo que Horner espera aproveitar. Porém, há expectativa de chuva para a prova no domingo, previsão que o britânico torce para se concretizar:
Arte horários GP da Turquia — Foto: Infoesporte