Piastri leva segunda vitória do ano em prova 3 da Fórmula 2 na Itália

Oscar Piastri venceu corrida 3 da Fórmula 2 na Itália — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

 

 

 

De ponta a ponta, Oscar Piastri garantiu uma necessária vitória para ampliar sua vantagem na liderança do cameponato da Fórmula 2, na prova 3 da etapa de Monza neste domingo. O australiano da Prema, largando da pole position, administrou a vantagem mesmo com quatro entradas do carro de segurança na disputa e faturou sua segunda conquista de 2021. Guanyu Zhou, vice-líder do campeonato, terminou em segundo lugar, com o britânico Dan Ticktum chegando em terceiro depois de atravessar o pelotão intermediário até ser interrompido pelo quarto safety car, nas voltas finais.

Oscar Piastri venceu corrida 3 da Fórmula 2 na Itália — Foto:  Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Oscar Piastri venceu corrida 3 da Fórmula 2 na Itália — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

O brasileiro Guilherme Samaia acionou o primeiro carro de segurança ainda na volta inicial, girando na pista. Na relargada, Piastri conteve a pressão de Guanyu Zhou, que chegou a perder a posição logo depois para Liam Lawson. O safety car saiu no oitavo giro quando Juri Vips e Dan Ticktum se tocaram e o carro do estoniano parou. A bandeira amarela permitiu que boa parte dos pilotos adiantasse as trocas de pneus.

No retorno da prova, enquanto Piastri se mantinha na ponta, Zhou traçava seu caminho de volta para a vice-liderança e acabou tocando em Jehan Daruvala, que havia tomado a segunda colocação de Lawson na saída dos boxes. Nas últimas voltas, a terceira entrada do carro de segurança: dessa vez, durando pouco, acionado quando Lawson parou na pista.

Ticktum, que ocupava a liderança provisória por ainda não ter ido aos boxes, aproveitou a bandeira amarela para trocar os pneus, caindo para 11º e recuperando as posições nos giros finais. O caminho do britânico, porém, parou na terceira colocação depois que David Beckann e Bent Viscaal se tocaram, chamando o carro de segurança pela quarta vez e concluindo a prova sob bandeira amarela.

Com a vitória, Piastri anota 149 pontos no campeonato, 15 a mais que o vice-líder Zhou. A penúltima etapa da temporada 2021 da F2 será na Rússia, no Circuito de Sochi, de 24 a 26 de setembro.(Ge)