O empresário e ex-deputado federal Abel Mesquita Jr (DEM), conhecido como Abel Galinha, é alvo de operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta terça-feira em Roraima. Ele é suspeito de desviar R$ 12 milhões provenientes de emendas parlamentares
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Boa Vista e em Brasília-DF, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal em Roraima.
Segundo a PF, “seis convênios foram assinados com quatro empresas para realização de obras e serviços em municípios do interior do estado de Roraima, no valor de R$ 11.901.876,14”.
“As investigações apontam que o ex-congressista, mesmo após o mandato, se beneficiaria das emendas parlamentares de sua autoria, mediante a contratação de empresas de seu círculo pessoal e familiar como beneficiárias das licitações, agindo como se fosse o dono das verbas públicas envolvidas, incluindo seu genro e o tesoureiro regional do partido cujo diretório é por ele presidido.“
Abel Galinha preside o Diretório do DEM em Roraima e é aliado do senador Chico Rodrigues, aquele flagrado com dinheiro na cueca.