Mãe e suplente de Ciro assume cadeira no Senado

 

Depois da confirmação de que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) se tornou chefe da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, a mãe do parlamentar, Eliane e Silva Nogueira Lima, vai assumir a vaga no Senado.

A empresária de 72 anos, filiada ao partido Progressistas, nunca exerceu cargo público, mas, possivelmente, vai entrar no lugar de Ciro na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

A senadora pelo estado do Piauí começou a participar mais ativamente da empresa da família após a morte do marido, em 2013.

Em 2018, Eliane disputou sua primeira eleição como suplente do filho. Anteriormente, não havia participado das outras campanhas de Ciro para deputado federal (1994, 1998, 2002 e 2006) e para senador em 2010.

O novo ministro-chefe da Casa Civil entra no lugar do general Luiz Eduardo Ramos, que irá para a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Onyx Lorenzoni. Este último vai ser titular do Ministério da Trabalho, que será recriado e sairá da estrutura do Ministério da Economia. Lorenzoni se desincompatibilizará em abril para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul.