Arthur era o maior urso da Romênia e provavelmente de toda a União Europeia
Agent Green
Eles dizem que o príncipe Emanuel von und zu Liechtenstein recebeu permissão para atirar em uma ursa que causou danos a algumas fazendas
Ativistas ambientais suspeitam que um príncipe de Liechtenstein, país localizado entre Áustria e Suíça, matou a tiros o que seria provavelmente o maior urso vivo na União Europeia, em uma expedição de caça na Romênia em março.
Eles dizem que o príncipe Emanuel von und zu Liechtenstein recebeu permissão para atirar em uma ursa que causou danos a algumas fazendas.
Mas o urso que acabou baleado não era a fêmea, e sim Arthur, um urso marrom de 17 anos.
A BBC tentou contato com o príncipe, que mora na Áustria, mas não obteve retorno.
“Não temos um problema pessoal com o príncipe”, disse Gabriel Paun, do grupo ambientalista Agent Green, à BBC. “Acreditamos que a associação de caça estava atendendo às necessidades dele.”
O gabinete do Príncipe Hereditário de Liechtenstein disse à agência de notícias AFP que não conhecia os antecedentes deste “assunto pessoal e privado”. Mas afirmou que a natureza “tem sido uma das preocupações fundamentais desta Casa e um elemento central do compromisso da família com a sustentabilidade ecológica e social”.
A guarda ambiental nacional da Romênia lançou uma investigação sobre a morte do urso.
Não há confirmação de que uma licença de caça tenha sido concedida ao príncipe. No entanto, a Agent Green teve acesso a um documento vazado que parece ser uma licença das autoridades para uma associação de caçadores em Covasna concedendo ao príncipe vários dias para caça em março. O documento afirma que houve a morte de um urso no vilarejo de Ojdula, na Transilvânia.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, referente ao segundo trimestre de 2025, registra 3,89 milhões de pessoas ocupadas e taxa de...
Estudo revela falhas na produção de provas, morosidade nos julgamentos e impunidade em crimes ambientais e fundiários
Um levantamento do Instituto do Homem e do...
Decisão tem repercussão geral e deverá ser seguida por todos os tribunais do país
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, neste domingo (17), para...
Palestrinas goleiam Flamengo e Celestes superam Bragantino para fazer história na competição
Palmeiras e Cruzeiro estão classificados para as semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino Série...