English Team precisava de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para se classificar. Líder do Grupo D com 100% de aproveitamento, Portugal vence a Suíça por 3 a 0
No papel, a Inglaterra era considerada uma das seleções mais fortes desta Eurocopa Sub-21. Porém, foi eliminada ainda na fase de grupos, mesmo com a vitória por 2 a 1 sobre a Croácia — essa sim, classificada. Quem se garantiu na próxima etapa foi Portugal, que bateu a Suíça por 3 a 0 nesta quarta-feira.
Portugal fechou a chave de grupos com nove pontos em três jogos. A Croácia avançou com três, porque levou a melhor contra Inglaterra e Suíça nos critérios de desempate.
A Inglaterra abriu o placar graças a um pênalti polêmico, cometido pelo zagueiro Bartol Franjić, do Dínamo de Zagreb, em cima do atacante Eddie Nketiah, do Arsenal. Coube ao meio campista Eberechi Oluchi Eze, do Crystal Palace, converter a cobrança, com um chute rasteiro.
O problema é que a Croácia conseguiu um gol — já nos acréscimos da partida. E não foi qualquer gol: um chutaço de fora da área do lateral-esquerdo Domagoj Bradarić, do Lille, no ângulo. Curtis Jones ainda foi expulso minutos depois.
Já em Liubliana, capital da Eslovênia, a seleção de Portugal venceu a Suíça por 3 a 0. O primeiro gol foi marcado logo aos três minutos de bola rolando, pelo zagueiro Diogo Queirós, capitão do time, e que atua no Famalicão.
O segundo gol da seleção portuguesa saiu aos 15 minutos da etapa final, com o atacante Francisco Trincão, hoje no Barcelona. Ele completou a batida do companheiro de ataque Tiago Tomás, do Sporting.
O setor ofensivo de Portugal continuou funcionando bem. Quem anotou o terceiro foi Francisco Conceição, do Porto, que havia acabado de entrar no lugar de Trincão. Finalização com um toque por cima do goleiro, aos 20 minutos do segundo tempo.
As fases decisivas da Euro sub-21 só serão realizadas no fim de maio, quando haverá uma nova paralisação no calendário para os jogos de seleções, a chamada Data Fifa. O torneio será finalizando antes da disputa da Eurocopa profissional, prevista para iniciar em 11 de junho.
Atual campeã, a seleção da Espanha divide com a Itália o posto de maior vencedora da Eurocopa sub-21, com cinco títulos. Alemanha, Inglaterra, Holanda e Rússia (contando União Soviética) possuem dois troféus cada. França, Suécia, República Tcheca e Iugoslávia foram campeãs uma vez. (Ge)