Ouro nos Jogos de Inverno de Pyeongchang 2018, Daniel-André Tande, 27 anos, decolou a 102,5 km/h e bateu no chão após perder o equilíbrio no ar. Ele está internado e seu estado é estável
Campeão olímpico nos Jogos de Inverno de Pyeongchang 2018, o norueguês Daniel-André Tande sofreu um grave acidente nesta quinta-feira durante a etapa de Planica (Eslovênia) da Copa do Mundo de esqui alpino. Tande, de 27 anos, decolou a uma velocidade de 102,5 km/h e bateu no chão com força após perder o equilíbrio no ar.
I'm so worried about Daniel Andre Tande. I hope he'll get better soon and come out alive. When I saw it, shivers ran through me #skijumpingfamily pic.twitter.com/lh4zg7xKlp
— MaiPovoff's (@EwciaFr) March 25, 2021
Ele recebeu os primeiros socorros ainda na pista e foi levado direto para um hospital da cidade de Ljubljana. O atleta precisou ser intubado, mas o seu estado é estável. Segundo a federação Internacional de Esqui (FIS), o norueguês estava consciente quando foi resgatado. Ele fraturou a clavícula e vai ficar em coma induzido por 24h.
– Na hora do acidente, examinaram o pescoço e a cabeça dele e estava tudo ok – disse à agência NTB o treinador da equipe norueguesa de saltos na neve, Alexander Stockl.
A prova foi vencida pelo japonês Ryoyu Kobayashi com 452.5 pontos. Completaram o pódio os alemães Markus Eisenbichler, com 445.1 pontos, e Karl Geiger, com 431.3. Campeão da temporada por antecipação, o norueguês Halvior Granerud ficou em 37°. (Ge)