As principais tendências em tecnologia para 2021, de acordo com mais de 30 especialistas

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A pandemia do novo coronavírus mudou a forma como trabalhamos, nos relacionamos e nos comportamos, e toda essa transformação será refletida nas tecnologias que usaremos daqui para frente. Para entender melhor como será 2021, o portal Fast Company conversou com 30 CEOs de startups, executivos de grandes empresas, investidores e outros especialistas para saber as suas previsões para 2021.

Confira:

Além da pandemia

“Acho que a inovação que as pessoas mais adotarão no próximo ano – principalmente na última metade do ano, quando é seguro estar novamente em público sem medo – serão as tecnologias que unem as pessoas. Somos criaturas sociais. Nossas famílias, ambientes de trabalho e organizações comunitárias são construídos em torno da interação humana. Essa interação humana foi tirada de nós em 2020, e eu acho que as pessoas desejam tê-la de volta. Não sabemos ao certo quais são as inovações que nos unirão, mas estou confiante de que os empreendedores encontrarão maneiras de fazer isso acontecer.”
Jeff Richards, sócio-gerente da GGV Capital

“Antes da pandemia, vimos uma diferença clara em como as pessoas usavam o Wi-Fi doméstico durante a semana em relação aos fins de semana. Agora, muitas pessoas estão trabalhando, aprendendo e mantendo todos entretidos em casa, sete dias por semana. Formamos hábitos e ficamos muito mais confortáveis ​​em fazer as coisas virtualmente. Isso abre um modo de vida totalmente novo para muitas pessoas. A última pesquisa mostrou que 42% da força de trabalho dos EUA agora está trabalhando em casa, mas mesmo depois da pandemia, a parcela prevista de dias de trabalho em casa deve triplicar em comparação aos níveis pré-pandemia.”
Nick Weaver, CEO e cofundador da Eero 

“Esperamos que muitos continuem a trabalhar em casa ou mudem para um arranjo de trabalho híbrido, acelerando a necessidade de a tecnologia doméstica ser mais inteligente, se adaptar melhor às necessidades de mudança das pessoas e, por fim, se tornar um melhor parceiro para elas. Isso inclui uma compreensão mais precisa dos espaços e preferências pessoais, compatibilidade entre dispositivos e até sugestões de automações que ensinam uma casa a fazer o que você quiser, quando quiser. Com isso, mais do que nunca, os consumidores estão exigindo mais do que apenas um produto funcional das marcas de tecnologia. Eles esperam um relacionamento mais profundo que vá além de uma transação.”
Colin Angle, fundador e CEO da iRobot 

“O lançamento do iPhone foi visto como uma moda passageira por muitos, mas a história mostra que ele de fato acelerou a adoção do mobile-first como a forma como as empresas interagem com o mundo. Mesmo em uma linha do tempo em que se espera que a pandemia de Covid-19 seja temporária, as mudanças que ela trouxe também irão acelerar.”
Joseph Huang, CEO da StartX 

Trabalho – remoto ou não

“Deixar o escritório físico para trás será um momento libertador, pois mudará as normas centradas no escritório para centradas nas pessoas. Os padrões de ‘contato direto’ que fazem os funcionários de escritórios satélite se sentirem como cidadãos de segunda classe não definirão mais a experiência diária. Significa mais flexibilidade para os pais que trabalham, pois não há mais a expectativa de um período de cinco a nove dias marcado por um longo trajeto. E isso resulta em organizações abertas e democráticas, onde as informações são mais amplamente acessíveis porque não se limitam às conversas realizadas em uma sala de reuniões.”
Sheela Subramanian, diretora sênior da Future Forum

“Conforme a força de trabalho continua a se deslocar por todo o país e fora das grandes cidades, as organizações precisarão investir pesadamente em tecnologia que possibilite o futuro do trabalho remoto. No que diz respeito às mercadorias, grandes avanços serão necessários no setor de logística ddo chamado ‘último quilômetro’ pelo mesmo motivo. Acredito que as tecnologias que terão maior impacto em nossas vidas no próximo ano e além serão aquelas que permitirão às pessoas mudar para um novo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, onde terão mais flexibilidade para escolher quando e onde fazer.”
Keenan Beasley, fundador da Venture Noire

“Vamos aclimatar normas e estabelecer padrões e melhores tecnologias para tornar o trabalho remoto e a co-presença digital uma parte permanente do ambiente de trabalho global. A colcha de retalhos de serviços de videoconferência e ferramentas de equipe baseadas na web que todos nós temos usado intensamente por meses irá evoluir rapidamente para interfaces e redes mais sofisticadas e poderosas que nos permitirão colaborar e fornecer serviços em alta velocidade, a um custo muito menor, e em escala mais ampla.”
Rony Abovitz, fundador, Magic Leap

“À medida que a pandemia acabar, teremos a primeira oportunidade na memória recente de repensar o espaço dos escritórios. Já se foram os dias de amontoar todos em escritórios de espaço aberto, assim como a noção de ficar sentado no trânsito cinco dias por semana para enfrentar o tempo em um local físico comum. As pessoas entrarão no escritório com menos frequência e em uma programação escalonada. As empresas precisarão otimizar suas configurações para garantir que os dias no escritório tenham benefícios de colaboração que valem o custo de um trajeto.”
Greg Brockman, cofundador e presidente da OpenAI 

“A videoconferência pode ser a ferramenta que os profissionais têm procurado para atingir o tão procurado, mas difícil objetivo de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Penso em um CFO que eliminou oito horas semanais de deslocamento; ele reinvestiu esse tempo diretamente em atividades físicas e jantando com seus três filhos todas as noites. Penso em um painel do qual participei recentemente – de casa -, que me permitiu interagir com minha comunidade profissional sem perder três dias para viajar e faltar no jogo de futebol da minha filha.”
Megan Bent, fundadora e sócia-gerente da Harbinger Ventures

“Hardware, software, salas de reunião físicas projetadas para unir os mundos físico e digital  e experiências que possibilitem que todas as pessoas e vozes sejam ouvidas – independentemente da presença física – serão o ponto crucial para fomentar a inovação e a criatividade nas próximas semanas e meses. Isso incluirá o uso de realidade mista para conectar funcionários da linha de frente a especialistas não disponíveis pessoalmente, mas também software e hardware de reunião com feeds de vídeo de alta fidelidade e whiteboards digitais colaborativos que permitem que todos contribuam.”
Jared Spataro, VP corporativo da Microsoft 365

“Todos nós nos sentimos confortáveis ​​e eficientes quando estamos todos remotos e nos conectando apenas digitalmente. Mas eu acredito fortemente que a utopia futura de que tantas pessoas estão falando – onde elas estão no escritório talvez apenas dois ou três dias por semana e, de outra forma, fazendo um Zoom de seus quartos – simplesmente não é realista. As culturas da empresa funcionam bem quando todos estão juntos ou remotos. Os modelos mistos/híbridos que muitas pessoas parecem aspirar apresentarão um novo conjunto de desafios culturais e de comunicação.”
Brad Svrluga, cofundador e parceiro geral da Primary Venture Partners

“Os softwares colaborativos estão cada vez mais em conflito com a produtividade. À medida que o número de aplicativos em ambas as categorias explodiu, houve um grande aumento na perda de dados (e frustração) à medida que os funcionários alternam entre os aplicativos para realizar seu trabalho. ‘Colaboração profunda’ refere-se a software que combina produtividade e funcionalidade de colaboração em um só lugar para realizar um trabalho específico. Todos os recursos de produtividade e colaboração (internos e externos) necessários para realizar o trabalho ao vivo no mesmo lugar. A maioria dos trabalhos de alto valor a serem realizados envolve pessoas de vários departamentos. Essa nova forma permite que eles trabalhem juntos de maneiras mais profundas.”
Jake Saper, sócio geral da Emergence Capital 

“O streaming de vídeo, que teve um tremendo crescimento na adoção este ano, sem dúvida continuará a ser uma parte importante da maneira como vivemos e fazemos negócios depois que a pandemia diminuir. Músicos, instrutores de fitness, pequenas e grandes empresas e até instituições religiosas recorreram ao streaming de vídeo e descobriram seus benefícios e potencial. Oferecendo maior acessibilidade de conteúdo e serviços aos consumidores, o streaming provavelmente impactará alguns de nossos padrões de comportamento social. Por exemplo, um pacote de assinatura custa menos do que um ingresso de cinema e as aulas de ginástica virtuais podem ser acessadas a qualquer hora, em qualquer lugar.”
Sarah Foley, sócia, SWAT Equity Partners

“O compartilhamento de dados e as práticas de colaboração aberta que foram cruciais para a luta contra a Covid levarão a uma maior colaboração público-privada e intersetorial no futuro. Veremos o ritmo da inovação aumentar em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde a incrível quantidade de talentos em tecnologia está finalmente sendo reconhecida e aproveitada graças ao trabalho distribuído e às práticas de contratação.”
Erica Brescia, COO, GitHub

“A pandemia realmente demonstrou o valor potencial dos casos de uso 5G que a indústria esperava há anos. No novo ano, as empresas trabalharão diligentemente para implementar tecnologias 5G para tornar esses casos de uso uma realidade. Ouvimos de CIOs em uma variedade de grandes empresas que eles estão dispostos a gastar de 5% a 10% de seu orçamento em tecnologia. Este investimento começará a mudar a perspectiva de que o 5G é apenas para o smartphone e, em vez disso, as pessoas começarão a perceber que o maior impacto será na empresa.”
Caroline Chan, VP e gerente geral da divisão de Infraestrutura 5G e Grupo de Plataforma de Rede da Intel

Progresso da privacidade

“Cada vez mais confiamos em tecnologias que coletam nossos dados e os usam para tomar decisões sobre nós: feeds de notícias, lojas online, aplicativos de namoro, auto-falantes inteligêntes. Essa dependência só aumentou durante a pandemia, à medida que fazíamos mais e mais coisas online – como compras de supermercado e consultas médicas – que costumávamos fazer offline. À medida que a pandemia diminui, as pessoas podem dedicar mais atenção aos desequilíbrios de poder desse modelo. Por que a Amazon deveria saber tanto sobre nossos hábitos de compra? Por que o Facebook deveria criar perfis psicográficos assustadoramente precisos sobre nós? Como forma de reequilibrar o poder, provavelmente veremos novos modelos de governança de dados se tornarem mais populares em 2021 e além – como fundos de confiança, que operam como intermediários confiáveis ​​entre consumidores e grandes plataformas de tecnologia.”
Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation

“Com o 13º Dia de Privacidade de Dados chegando em 2021, minha pergunta – como todos os anos – é: O que ficou melhor? Infelizmente, não muito. Em 2020, o surto digital revelou que muitos processos de consentimento (ainda) estão fundamentalmente quebrados e levam à degradação da privacidade e a uma experiência pior. Uma pista para o desenvolvimento futuro mais significativo em privacidade em 2021 pode ser encontrada na ‘regra CMS’ de saúde dos EUA, que entrará em vigor no próximo ano. Ela exige interoperabilidade de dados de saúde e acesso do paciente para compartilhamento, que é uma visão mais poderosa dos dados pessoais do que a crença atual de ver as pessoas como ‘titulares de dados’ passivos.” Eve Maler, CTO, ForgeRock

“No próximo ano, haverá a adoção em massa de pacotes de software de privacidade em primeiro lugar. À medida que mais e mais pessoas percebem que os produtos gratuitos vêm com responsabilidades significativas, se espera que os consumidores comprem pacotes como pesquisa, e-mail e VPN.”
Sridhar Ramaswamy, parceiro, Greylock Partners e CEO, Neeva

AI em todos os lugares

“De fotos de smartphones a auto-falantes inteligentes, os consumidores aproveitam a tecnologia de IA e Machine Learning todos os dias, geralmente sem nunca saber disso. A invisibilidade é um atributo chave desta tecnologia que continuaremos a priorizar até 2021 e além, estimulando a adoção de muitos aplicativos. Por exemplo, o estacionamento inteligente com um clique, provavelmente, será a primeira experiência com carros autônomos para muitos, e os sistemas de segurança que podem diferenciar com precisão entre o som de um rondador próximo e um guaxinim errante atrairão os consumidores. Teremos também que dar aos consumidores uma sensação muito necessária de privacidade e autonomia de dados.”
Jem Davies, VP e gerente geral do Grupo de Aprendizado de Máquina da Arm 

“Quando chegarmos a 2022, a IA terá finalmente entrado no mercado. A pandemia introduziu inúmeros novos pontos de contato digitais para empresas B2C e B2B, o que significa que há mais dados do que nunca. As empresas e os consumidores compreenderão melhor o que a IA pode fazer. A IDC prevê que os gastos globais com IA dobrarão nos próximos quatro anos, chegando a US$ 110 bilhões em 2024, à medida que as empresas veem uma oportunidade de impulsionar a inovação, melhorar o atendimento ao cliente e automatizar tarefas de rotina para que seus funcionários possam se concentrar em um trabalho mais estratégico.”
Marco Casalaina, vice-presidente sênior de Gerenciamento de Produtos da Salesforce 

“Eu estimo que [o] aumento recente no aprendizado online provavelmente teria levado pelo menos mais cinco anos para chegar sem a pandemia, mas, agora que aconteceu, não esperamos que a educação volte totalmente como era antes. Ferramentas de ‘aprendizagem adaptativa’ orientadas por IA também brilharam durante a crise. Essas ferramentas personalizadas digitalmente há muito são ótimas para ajudar os professores a direcionar com precisão o tópico exato e modular em qual deles um aluno precisa de ajuda. Mas na era Covid, quando a interação individual professor-aluno nunca foi tão escassa ou preciosa, realmente vimos essas ferramentas serem testadas como nunca antes e vimos o valor real que elas podem agregar.”
Simon Allen, CEO da McGraw Hill 

Saúde mais inteligente

“(em 2021, veremos) testes de diagnóstico de Covid de alto desempenho, muito rápidos e de custo muito baixo disponíveis sem receita, porque as pessoas vão querer testar o tempo todo (conforme emergimos de distanciamento social e ainda não sei qual será realmente a durabilidade da vacina).”
Bryan Roberts, parceiro da Venrock

“A pandemia catalisou a adoção generalizada e a disponibilidade de serviços de saúde virtuais de uma forma completamente transformadora. Em um momento em que o aumento do isolamento social está gerando uma ‘sombra pandêmica’ de ansiedade e depressão , o atendimento virtual permitiu que os provedores abordassem essas e outras preocupações crônicas de saúde conectando-se de maneira profunda e segura aos pacientes em seu ambiente doméstico. Juntamente com o teste remoto e a tecnologia de monitoramento, o atendimento virtual veio para ficar. Ao mesmo tempo, estamos aprendendo como os encontros reais e pessoais são extremamente importantes em todas as facetas de nossas vidas. Os negócios mais interessantes serão aqueles que integram perfeitamente experiências virtuais e pessoais.”
Andrew Diamond, diretor médico da One Medical 

“Com as plataformas de atendimento por vídeo se tornando cada vez mais comoditizadas, as inovações mais interessantes em tecnologia da saúde se concentrarão em permitir a navegação eficaz entre um conjunto mais diversificado de opções de atendimento disponíveis. Plataformas de orquestração inteligentes não apenas direcionarão os pacientes automaticamente para o atendimento físico, virtual ou digital correto para suas necessidades pessoais e clínicas, mas também fornecerão o Santo Graal para os provedores de saúde: melhores resultados para os pacientes, entregues mais rapidamente e com custo reduzido.”
Dra. Claire Novorol, cofundadora e diretora médica, Ada Health

“Acho que um benefício positivo de nossa enorme mudança catalisada pela Covid em direção aos serviços virtuais de saúde será a capacidade de usar mensagens de texto para todos os tipos de transações, serviços e comunicações de saúde. Você poderá enviar uma mensagem de texto a um provedor para obter uma receita, solicitar um teste de Covid, marcar uma consulta, fazer uma pergunta a qualquer um de seus médicos, obter suporte de saúde mental e conversar com as pessoas que cuidam de seus pais idosos ou a equipe ajudando com uma criança doente. Os profissionais de saúde também usarão mensagens de texto para verificar os pacientes com mais frequência e rastrear os dados clínicos, o que os ajudará a responder mais rapidamente quando houver necessidade de ajuda.”
Bob Kocher, parceiro da Venrock 

“À medida que lançarmos a vacina da Covid-19, será importante saber quem foi vacinado, para que possamos conter melhor a disseminação do vírus e permitir que as pessoas sejam infectadas de volta às suas vidas normais. Acho que um aplicativo de smartphone que fornece certificação globalmente aceita do status de vacinação contra a SARS Cov-2 seria uma ferramenta útil para ajudar a conseguir isso em 2021.”
Sean Harper, cofundador e diretor administrativo da Westlake Village BioPartners 

Dinheiro importa

“A Covid acelerou a necessidade de novos métodos de pagamento, como carteiras móveis, pagamentos sem contato, compre agora, pague depois e métodos de parcelamento. Não apenas observamos uma maior adoção de métodos de pagamento globais, como Apple Pay e Google Pay, e métodos de pagamento locais, como Afterpay na Austrália, mas também uma mudança em toda a indústria na forma como os varejistas fornecem suas opções de pagamento aos clientes, como o uso de QR Code para fazer um pagamento.”
Alyssa Cutright, chefe de pagamentos globais da eBay 

“A adoção de novas tecnologias – Bitcoin, criptomoedas e serviços financeiros descentralizados baseados em Ethereum – será essencial para projetar um sistema financeiro mais justo, acessível e livre. Esses aplicativos, serviços e negócios financeiros descentralizados crescerão exponencialmente em termos de investimento, valor, uso e adoção. Eles começarão a superar a concorrência das empresas de serviços financeiros tradicionais nas áreas de pagamentos, comércio, poupança e gestão de patrimônio. E veremos essas organizações de serviços financeiros tradicionais, como Square, PayPal e outras, começando a construir negócios e produtos usando infraestrutura financeira descentralizada.”
Ian Lee, diretor administrativo da IDEO CoLab Ventures 

“Infelizmente, muitos aspectos de nosso sistema financeiro são predatórios para os consumidores. Há uma razão para o seu banco não se esforçar para impedir que você saque dinheiro a mais, quando eles sabem que isso vai acontecer. A pandemia exacerbou a dor dessas práticas predatórias. Nós, como empresas de tecnologia financeira, temos a obrigação moral de ajudar as pessoas a gastar menos, economizar mais e ganhar mais para reconstruir. Isso agora é verdadeiramente alcançável com tecnologias como automação e aprendizado de máquina.”
Varun Krishna, vice-presidente sênior e chefe de finanças do consumidor da Mint

“Após uma explosão de novos projetos e casos de uso nos últimos anos, os tokens não fungíveis (NFTs) estão preparados para crescer em 2021. Como ativos digitais exclusivos que são impossíveis de replicar, os NFTs podem unir as economias virtual e física, oferecendo um mercado infinito de bens que podem ser dimensionados, coletados e comercializados: de terrenos virtuais em plataformas multiusuário, por meio de arte programável, a registros de propriedade de ativos físicos.”
Nadya Ivanova, COO e líder de previsão do L’Atelier 

“O comércio de conversação explodirá em 2021, à medida que as empresas buscam novas maneiras de envolver clientes fiéis e converter novos. O sucesso neste espaço será definido pela rapidez e facilidade com que um cliente pode fazer uma transação, bem como pela forma como as marcas podem construir sua própria voz de mensagens. Uma coisa que observaremos de perto é até que ponto a família do Facebook (WhatsApp, Instagram e Messenger) avança nessa direção com novos recursos, incluindo a recente aquisição do Kustomer pelo Facebook.”
Thomas Sineau, analista de gerenciamento do CB Insights 

“As compras online continuarão a crescer rapidamente, mesmo após a pandemia de Covid-19. Você verá que a competição entre plataformas de comércio eletrônico de terceiros, como Amazon e Shopify, se transformará em ‘guerras de compras’ em 2021 e 2022. Plataformas como TikTok, Shopify e YouTube se alinharam como um sistema de plataformas de cumprimento de comércio eletrônico de terceiros para competir com a Amazon. Na verdade, o Facebook e o TikTok estão se expandindo para o comércio eletrônico de mídia social.”
John Sculley, ex-CEO da Apple 

Limpo e verde

“A mudança climática é uma das questões mais difíceis de nosso tempo, exigindo um esforço coletivo entre academia, tecnologia, governo, indústria, organizações sem fins lucrativos e sociedade para compreender e desvendar a complexa teia de causa e efeito que se desdobra o planeta. À medida que os conjuntos de dados climáticos ficam cada vez maiores, o aprendizado de máquina começa a desempenhar um papel mais importante na busca de padrões nesses dados. No próximo ano, os pesquisadores serão capazes de acelerar nossa compreensão da ciência do clima usando o aprendizado de máquina para filtrar grandes quantidades de dados e modelar o futuro com mais precisão.” Werner Vogels, CTO da Amazon

“As mudanças climáticas terão um foco maior nos EUA em 2021 e veremos um forte impulso na indústria de transporte elétrico, que afetará não apenas os fabricantes, mas várias peças diferentes da indústria, como baterias. A aviação elétrica, por exemplo, será uma área de maior investimento de investidores de risco e grupos corporativos de P&D. O transporte público foi particularmente atingido em 2020 e será difícil se sentir confortável com a ideia de lotar ônibus e metrôs em 2021. As pessoas provavelmente aproveitarão opções de transporte externo de baixo custo, como scooters e bicicletas, quando entrarmos na primavera e nos meses mais quentes.”
Matt Trotter, chefe de tecnologia de fronteira e inovação de energia e recursos, Silicon Valley Bank

A própria democracia

“Em 2016, mais de 100 milhões de eleitores qualificados não participaram das eleições gerais. 35% dos não votantes disseram que os conflitos de horário com o trabalho ou a escola os impediram de chegar às urnas. As cédulas pelo correio possibilitam que muito mais eleitores participem de nossas eleições, mas alguns legisladores estaduais já estão tentando reverter esse progresso. Vote.org acredita que a votação por correio, junto com outras medidas para simplificar o engajamento cívico, continuarão a aumentar a acessibilidade para todos os eleitores nas próximas eleições.”
Andrea Hailey, CEO da Vote.org 

“Precisamos de soluções inteligentes para desfragmentar a mídia de notícias e estabelecer um senso unificado do que é verdadeiro, real e verificável. Um país não pode operar com sucesso em uma atmosfera onde fatos verificáveis ​​e coisas verdadeiras cientificamente prováveis ​​são igualmente ponderados contra teorias de conspiração infundadas e opiniões emocionais enviesadas.”
Rony Abovitz, fundador da Magic Leap

 

Com informações de Negocios.globo