Rolls-Royce e Virgin constroem avião com 3 vezes velocidade do som

A viagem de avião de Londres para Nova York dura em média oito horas e quinze minutos. Já pensou realizá-la em uma hora e meia? É o que promete o bilionário britânico Richard Branson, fundador e CEO do grupo Virgin, que engloba negócios em setores como aviação, turismo e entretenimento.

A sua empresa para o setor aeroespacial, a Virgin Galactic, revelou nesta segunda-feira (3) o design de sua aeronave que será capaz de voar de atingir a velocidade mach 3, equivalente a 3 vezes a velocidade do som, ou cerca de 3.700 quilômetros por hora.

A empresa ainda revelou a assinatura de um memorando de entendimento com a também britânica Rolls-Royce para o desenvolvimento de um motor capaz de alcançar essa velocidade.

Rolls-Royce, mais conhecida do público em geral pelos seus carros ultra-luxuosos, tem uma expertise de longa data na fabricação de motores de jatos supersônicos. Foi a empresa que desenvolveu os motores do antigo Concorde, a mítica aeronave capaz de atingir duas vezes a velocidade do som e que realizou voos comerciais pela Air France e pela British Airways de 1976 a 2003.

A futura aeronave, cuja data de entrega não foi revelada, deve fazer voos comerciais levando de 9 a 19 passageiros na primeira classe e na classe executiva, alcançando 60 mil pés (cerca de 18,3 quilômetros).

A maioria dos voos comerciais atinge a velocidade de cruzeiro a 11 km de altitude.

A nova investida de Richard Branson reforça o início de uma nova era espacial.

O também bilionário empreendedor Elon Musk conseguiu neste ano enviar astronautas para o espaço com cápsulas e foguetes desenvolvidos pela SpaceX, como parte de um plano para levar passageiros comuns (e muito ricos) para a órbita terrestre, para a Lua e até para Marte ao longo da década que começa.